Porto Seguro carrega o título de um dos destinos mais procurados do país, aliando natureza exuberante, história do Brasil e muita agitação.

Se há uma coisa que Porto Seguro tem de sobra são atrativos turísticos. Na Terra Mater do Brasil sempre tem o que fazer. Sol e praia, história e cultura, esporte e natureza, festas, agito e badalação, enfim, as opções são muitas e variadas. Escolhemos alguns dos principais atrativos para proporcionar a você uma experiência única. Nesta página, convidamos você a escolher o que atende ao seu  gosto. De monumentos históricos de valor indiscutível, a cenários deslumbrantes que relaxam e revigoram, temos de tudo. O convite é nosso, a escolha é sua!

Borboletário e Parque Ecológico Asas Mágicas

A visita ao Borboletário e Parque Ecológico Asas Mágicas é um mergulho no mundo mágico das borboletas. Deixe-se surpreender com o colorido das asas e a leveza do voo das muitas espécies ali mantidas.

Durante as visitas guiadas pelos 03 borboletários do complexo, um dos maiores do Brasil, você observará centenas de borboletas voando livremente, alimentando-se, realizando a dança nupcial e descansando nas flores.

No laboratório de reprodução aprecie o inusitado ciclo de vida, considerado um dos mais interessantes por suas transformações extraordinárias e o curioso fenômeno do seu nascimento.

A primeira estufa o levará para uma jornada pelo coração da Mata Atlântica. Já na segunda, você ficará encantado com o movimento da água e a diversidade única das borboletas. Por último, vem a estufa em que você entrará no mundo encantador das flores e fragrâncias naturais.

Beco do Beija-Flor: Um espaço entre as estufas foi criado como área de atração dos beija-flor. Aqui você pode admirar as várias espécies destes incríveis animais que vêm se alimentar das flores, e matar a sede nos bebedouros, ensaiando um balé improvável, com seu frenético bater de asas.

Tour no Laboratório: O ciclo das borboletas é complexo. No laboratório você poderá ver as diferentes fases de seu desenvolvimento: o ovo, a lagarta e o casulo. Aqui você também compreenderá como a flora é vital, e a importância de protegê-la. Se tiver sorte, ainda poderá assistir ao nascimento de uma borboleta!

Trilha Ecológica: Ao final da visita nos três borboletários aproveite para fazer uma caminhada na Mata Atlântica. A trilha o levará até nossas duas lindas lagoas, onde a diversidade da fauna e flora são o show.

Bar Café: Após o término da visita descanse em nossa cantina e experimente um suco natural ou um petisco. Relaxe e recupere as energias. 

Casa da Lenha

Antigamente esta construção histórica era uma casa onde os produtos que seriam embarcados ficavam armazenados. A sua localização, próxima ao Rio Buranhém, facilitava muito a operação de embarque. O casarão, que teve seu traço original preservado, abriga atualmente o gabinete do executivo municipal, ou seja, a sede da prefeitura de Porto Seguro

Mercado Municipal

Localizado no centro da cidade, o mercado municipal é o lugar ideal para quem procura todos os tipos de produtos frescos, inclusive regionais, frutas e até comidas típicas. É nele que se abastecem muitos hotéis, pousadas, restaurantes e bares locais, cujos chefs buscam produtos originais para compor suas receitas. Uma visita pela manhã, bem cedinho, pode ser uma boa pedida para quem procura contato com a população local, seus hábitos e costumes.

Observação de Baleias

O passeio começa com uma palestra sobre as baleias e sobre os procedimentos a bordo. Cada dia é diferente do outro, mas em média levamos uma hora e meia navegando até encontrar as baleias. A observação é feita seguindo as normas de avistagem para garantir a segurança de todos e o bem-estar dos animais. Depois da observação, dependendo das condições do mar, temos a possibilidade de tentar escutar o canto das baleias com o auxílio de um hidrofone. No retorno, a bióloga explica os comportamentos observados.

Entre os meses de Julho a Outubro as saídas acontecem as segundas, quartas, sextas e sábados (esporadicamente aos domingos), o passageiro pode embarcar tanto em Arraial d´Ajuda como em Porto Seguro.

O passeio é emocionante, ter a oportunidade de observar as baleias em seu ambiente natural, desenvolvendo os comportamentos relacionados à sua reprodução, é uma experiência fantástica!

Parque Marinho do Recife de Fora

Parque Marinho de Recife de Fora, já é um ícone nos passeios da Terra Mater do Brasil. Saindo do píer municipal, no início da Passarela do Descobrimento, e após uma hora de navegação, a escuna chega ao recife, que é uma área de preservação com 17,5 km², dos quais somente 3% são utilizados para a visitação. Depois de deixar a escuna em pequenos botes, o turista pode contemplar a vida marinha através da flutuação com snorkel, além de poder descansar nas piscinas naturais. Mas atenção, reserve seu passeio e informe-se, pois, o local só permite a visita de 400 pessoas por dia, e as saídas só acontecem nos períodos de maré baixa.   

Praia de Itacimirim

praia de Itacimirim, com pouco menos de 1 km de extensão, e águas mornas que beijam a faixa de areia estreita, está a pouco mais de 3 km do centro da cidade, sendo uma das primeiras da Orla Norte. Ali, você pode aproveitar algumas barracas razoavelmente estruturadas, que servem boas refeições, bebidas e música baiana. É o local para curtir com a família ou amigos.

Praia da Ponta Grande

Distante cerca de 10 km do centro de Porto Seguro, na Orla Norte, a caminho de Cabrália, a Ponta Grande é um dos mais belos cenários da cidade para fotos e contemplação do mar. A estrada corre paralela às águas azuis, e, em alguns trechos, o mar está tão perto que parece possível tocá-lo pela janela do carro! Passagem obrigatória para quem segue até Coroa VermelhaPonta Grande é diversão certa para todas as idades.

Praia do Mutá

Última praia da Orla Norte de Porto Seguro, já na divisa com Santa Cruz Cabrália, esta charmosa faixa de areia fina e branca serve de parada para as escunas e embarcações que levam à Coroa Alta, um banco de corais que se forma, perto dali, com a maré baixa. Endereço de luxuosos resorts, bons restaurantes e barracas de praia, Mutá é muito procurada pelos praticantes de esportes náuticos, principalmente aqueles movidos à vela. Lugar tranquilo, com natureza intocada, mangues e coqueirais, é a paria ideal para conviver em paz com a natureza sem abrir mão do conforto e da comodidade dos bons serviços.

Praia de Taperapuan

Conheça a praia mais movimentada da Orla Norte. A cerca de oito quilômetros da Passarela do Descobrimento, Taperapuan abriga as melhores e mais famosas barracas, restaurantes e complexos de lazer desta faixa do litoral urbano. Uma completa infraestrutura à beira-mar oferece conforto e boa mesa, além de entretenimento com programação durante todo o dia e, dependendo da casa, também noite adentro. Aulas de lamba-aeróbica, dança que aqui nasceu antes de correr o mundo, e que fez a fama de Porto Seguro por muitos anos, shows e muita animação, estão à disposição do turista com fôlego para grandes emoções. Mesmo durante o dia Taperapuan é o point da cidade na Orla Norte. Com a maré baixa, é possível jogar aquela “pelada” que aqui atende pelo nome de “baba”, curtir um vôlei de praia, frescobol ou beach tennis. O convite é nosso, a escolha e o fôlego é seu!

Reserva Indígena da Jaqueira

Porto Seguro, sendo o berço do Brasil, possui um diferencial espetacular com relação a todos os outros destinos brasileiros. Só aqui você poderá conhecer e vivenciar a legítima cultura indígena, os habitantes originais dessas terras, que está muito bem representada na Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira, localizada a apenas 12 quilômetros do centro da cidade, a reserva preserva a história e os costumes dos índios Pataxó, e proporciona ao turista uma experiência única, daquelas que nos fazem rever valores e lembrar pelo resto da vida.

Os nossos visitantes têm, assim, a possibilidade de conhecer um pouco da vida de uma comunidade indígena, com a vantagem de não precisar embrenhar-se mata adentro enfrentando os perigos de uma aventura radical. Logo na recepção, índios recebem os turistas com o corpo pintado como manda a tradição, e enfeitados pelos tradicionais e coloridos cocares e demais adereços, atraindo os ávidos cliques das câmeras dos turistas entusiasmados. Antes do início do passeio, palestras interativas contam um pouco da história do povo Pataxó.

O valor arrecadado na venda dos ingressos e do artesanato, produzido pelos próprios índios, forma a renda das 30 famílias que lá habitam, oferecendo, assim, um belo exemplo de turismo sustentável. O turista se encanta com os colares de sementes coloridas, brincos tribais, pulseiras étnicas, tudo produzido com matérias-primas encontradas na região habitada pela tribo. A cerâmica também é outra arte dominada pelo povo Pataxó, e as peças comercializadas costumam agradar em cheio aos que procuram um presente diferenciado e com personalidade.

Durante o passeio é possível fazer uma leve caminhada por uma trilha de 1,5 km dentro da reserva, permitindo, assim, a observação de espécies raras de árvores nativas, como o pau-brasil, de animais ameaçados de extinção e até mesmo das armadilhas usadas pelos índios para a captura de pequenos animais. O contato constante com a natureza chama a atenção durante toda a visita, e é uma experiência que vai repercutir na memória por muito tempo.

Ao final do passeio, o visitante tem a oportunidade de experimentar a culinária indígena. O famoso ?peixe assado na folha da patioba?, cuja fama já ganhou as terras de além mar, é preparado com o mesmo ritual e ingredientes que as tribos indígenas usam no seu dia a dia. Impossível resistir à tentação de provar dessa iguaria, por isso, renda-se, deixe-se levar e saboreie com gosto!

No caminho de volta à sede do município, repare na paisagem à sua esquerda! Repouse seu olhar nas águas calmas do Atlântico e vai entender uma das razões para que Porto Seguro tenha abundância de turistas desde que Cabral aqui aportou suas naus! Mas não se apresse, cada coisa tem seu tempo. Não faltará oportunidade para que você confirme que aqui é um lugar Para Viver e Ser Feliz! Seja muito bem-vindo.

Porto Seguro te espera...

Deixe um comentário