7 LUGARES INSTAGRAMÁVEIS DE FLORIPA
Uma foto vale mais que mil palavras, então se liga nesses lugares incríveis para fazer aquela foto de respeito em Floripa.
#1 Ponte Hercílio Luz
A Ponte Hercílio Luz é um patrimônio histórico, artístico e arquitetônico de Florianópolis, com tombamento em três níveis: municipal, estadual e federal. Construída em 1920, e depois de quase 25 anos fechada e muitos atrasos na que foi a maior obra de recuperação de Santa Catarina, a ponte reabriu em março de 2020. Além da engenharia incrível, é uma obra de arte que deixa excelentes fotos!
#2 Totem Floripa Beira Mar Norte
Inaugurado em 2019, o projeto visual foi criado e doado ao poder público pelo renomado artista plástico, Luciano Martins. Esse tipo de ícone é comum em cidades turísticas em todo mundo, onde moradores e visitantes param para fotografar e registrar memórias do passeio pela cidade.
#3 Palácio Cruz e Sousa
Atual sede do Museu Histórico de Santa Catarina, o Palácio Cruz e Sousa é exemplo da arquitetura eclética do fim do século 19: uma mistura de estilos que vai do barroco ao neoclássico. Os traços atuais foram implantados depois de uma grande reforma realizada nos primeiros anos da República. É tombado pelo patrimônio histórico estadual.
Uma sala no Palácio guarda os restos mortais do grande poeta catarinense João da Cruz e Sousa, principal nome do Simbolismo brasileiro, que nasceu na antiga Desterro em 1861. João empresta seu nome ao prédio que abrigou a sede do governo do Estado desde os tempos coloniais até 1984.
Esse é um dos pontos que vale mais do que somente a foto!
#4 Ilha do Campeche
A Ilha de Campeche é uma região que tem um belíssimo patrimônio arqueológico e um rico ecossistema, formado por costões e morros cobertos pela Mata Atlântica. Por esses motivos ela se tornou um dos pontos mais conhecidos de Florianópolis e recebe a visita de moradores e turistas de diversas regiões e idades.
Além da natureza preservada, a ilha tem praia com água cristalina, com uma cor que varia entre verde e turquesa, e poucas ondas, ideal para o passeio com as crianças e para quem gosta de fazer trilhas subaquáticas.
#5 Trilha do Morro da Coroa (Lagoinha do Leste)
Para quem quer conquistar o tão desejado alto do Morro da Coroa e poder tirar a famosa foto na Pedra do Surfista, o principal desafio é a subida deste morro partindo da Praia da Lagoinha do Leste. Isso porque subir o trajeto íngreme seria difícil em qualquer situação, porém, nesse caso, o viajante já chega até a praia cansado e isso dificulta ainda mais o trajeto completo.
Mas que da uma foto top top super top, não tem como negar.
#6 Santo Antônio de Lisboa
Ao chegar em Santo Antônio de Lisboa, uma das comunidades mais antigas da Ilha, temos a impressão que estamos vivendo em uma outra época, devido as suas ruas estreitas e as fachadas coloridas que revelam a herança da riqueza cultural de colonização açoriana. Mas além da beleza arquitetônica, também se pode avistar umas das mais belas paisagens naturais da Ilha: a luz do dia refletindo no mar de ondas calmas, o balanço suave dos barcos ancorados ao longo da costa, e ao fundo, a vista da Baía Norte e do Continente, é de alegrar a alma a qualquer horário do dia e em qualquer estação, além de ser um espetáculo de foto!
#7 Praia de Canajurê
Canajurê é uma daquelas praias que a maioria dos moradores, e mesmo os nativos, desconhecem. Por isso, é considerada uma das Praias Secretas da cidade.
Este conjunto de pequenas faixas de areia, separadas por costões de pedra, é acessível somente por uma pequena trilha, que inicia no canto direito (norte) da praia Jurerê Tradicional, depois do trapiche.
Se você gosta de privacidade para relaxar e curtir o pôr-do-sol, ler um bom livro ou apenas quer testar várias poses de foto, essa é sem dúvida, a sua praia.
Conta pra gente o que achou, se deixamos algum lugar de fora que não poderia faltar.
Nos vemos no próximo post!