Reabertura do Chile começa hoje (23/11): confira todos os protocolos

Plaza de Armas - Santiago, Chile

Vamos começar a semana com boa notícia: a reabertura do Chile para o turismo já é uma realidade. O nosso vizinho reabre hoje suas fronteiras aéreas, permitindo o desembarque de brasileiros e outros visitantes estrangeiros. Por enquanto, a entrada será somente pelo Aeroporto Arturo Merino Benítez, em Santiago.

Como essa é uma reabertura gradual, brasileiros terão que cumprir uma quarentena de 14 dias. Essa exigência é válida até 07/12/2020. 

Vale lembrar, que ainda estamos vivendo tempos delicados, e que a todo momento as regras e flexibilizações estão sendo atualizadas. Então, antes de iniciar sua viagem, verifique todas as exigências para o período. 

Confira os protocolos adotados:

  • Apresentação obrigatória de teste PCR negativo para COVID-19, emitido no máximo 72h antes do embarque;
  • Apresentação obrigatória de declaração juramentada, na qual devem constar origem, destino e estado de saúde do passageiro. O documento disponível para preenchimento pode ser acessado aqui;
  • Utilização de aplicativo para monitoramento de eventuais sintomas dos turistas ao longo de 14 dias. O objetivo é rastrear com facilidade o itinerário do viajante caso ele manifeste algum sintoma, agilizando a adoção de medidas de segurança;
  • Aplicação de todos os protocolos sanitários: higienização constante das mãos com álcool gel 70%, aferição de temperatura e cumprimento de distanciamento social de 2 metros, bem como uso de máscara obrigatório em todos os lugares;
  • Apresentação obrigatória de seguro saúde com cobertura para COVID-19;
  •  Quarentena obrigatória não só para brasileiros, mas para todos os viajantes cujos países de origem constem na lista de transmissão comunitária do novo coronavírus, atualizada semanalmente pela Organização Mundial da Saúde.

Para onde posso ir?

Torres del Paine National Park, Chile

Após cumprido o período obrigatório de quarentena, os viajantes têm livre acesso a qualquer destino chileno, desde que ele esteja classificado como fase 3.

Esse é o caso, por exemplo, de Santiago, San Pedro de Atacama, Viña del Mar e Valparaíso, que têm avançado no combate à pandemia. Mas, caso você esteja interessado em visitar outro destino agora que a reabertura do Chile teve início, clique aqui para conferir a relação completa, que mostra a situação atual de todas as regiões do país.

Como estão funcionando os hotéis, passeios e restaurantes?

Restaurantes estão abertos e trabalhando com reservas a fim de evitar aglomerações. Ao mesmo tempo, são responsáveis por garantir o correto cumprimento dos protocolos de saúde, como medição de temperatura e distanciamento social de 2 metros. Inclusive, nos lugares onde são formadas filas deve haver algum tipo de demarcação para respeitar a distância de pelo menos um metro linear.

Áreas diferentes de entrada e saída dos estabelecimentos devem ser disponibilizadas e sinalizadas, menus de papel estão proibidos e, no momento, estão sendo servidos apenas pratos individuais.

Já no que se refere aos hotéis, todos eles estão operando com capacidade reduzida e seguindo à risca os protocolos de biossegurança estipulados pelo governo. Além disso, devem oferecer álcool 70% em todos os locais de passagem e nas instalações com grande fluxo de pessoas.

Da mesma forma, shoppings e supermercados também estão trabalhando com ocupação e horário reduzidos, já os cinemas e teatros permanecem fechados. No que tange aos passeios, ainda não estão definidos quais estarão em operação neste primeiro momento da reabertura do Chile. No entanto, os veículos serão higienizados duas vezes ao dia e terão sua capacidade média restringida a no máximo 70% de ocupação.

Se o seu lance são as vinícolas, pode comemorar! Apesar de também estarem com redução no número de visitantes, a maioria já reabriu.

 

Consulte nossos consultores!

E aí, se animou a viajar agora que já sabe da reabertura do Chile? Então fale com a gente, estamos preparados para tirar a sua ideia do papel. Não esqueça de compartilhar esse post, assim você ajuda a esclarecer as dúvidas de outros viajantes 😉

Deixe um comentário